quinta-feira, 18 de junho de 2009

Características do Conteúdo - 4º Parte - Metadados

Boiko (2005) define que conteúdo é informação mais data, pois o conteúdo é formado de metadados que descrevem as informações do conteúdo, ou seja, os dados são utilizados para fornecer uma versão simplificada do contexto e idéia acerca da informação, são os chamados metadados.

Alcantra (2004) define metadados da seguinte forma:

Todo dado utilizado para descrever, indexar, recuperar ou qualificar dados ou fontes de dados, sejam estes (dados ou fontes) estruturados em base de dados ou não, obtidos por meio de tecnologia ou não, para utilização em quaisquer sistemas de informação com propósito de atender a necessidades de negócios, tecnologia e usuários, devendo fornecer contexto e podendo indicar o grau de qualidade relativo aos mesmos.

Os metadados são utilizados para fornecer informações sobre o conteúdo. Esses metadados podem ser, por exemplo, os dias em que cada fase do ciclo de vida aconteceu e seus respectivos responsáveis, a qual classificação esse conteúdo pertence, o status atual do conteúdo e tantos outros mais existentes.

Fazer o levantamento de quais metadados serão necessários para o conteúdo é outro trabalho que deve ser realizado pelos gestores de conteúdo. Os metadados são um dos grandes facilitadores no gerenciamento de conteúdo, pois com eles pode-se saber quem criou ou modificou o conteúdo e se ele está disponível para o público.

Os metadados não fazem parte do corpo do conteúdo, mas eles podem auxiliar no entendimento e gerenciamento. Um exemplo dado por Alcantra (2004) que mostra bem esse contexto é de “buscar uma determinada informação em um banco de dados sem que se conheça o real significado de cada um dos objetos ali armazenados”. Se não se sabe o que aquele dado quer dizer então, dificilmente se saberá como utilizá-lo.

Lourenço (2007) cita em seu trabalho a tabela criada por Gilliland-Swetland (2002, p.5) que contém os tipos de metadados e suas funções. Ele dividiu os metadados em cinco tipos para melhor classificar.

Administrativo são metadados utilizado na administração de recursos de informação. Ele cita como exemplos aquisição de informação, direitos de reprodução, critérios de seleção para digitalização etc.

Descritivo são metadados para descrição de recursos de informação. Cita como exemplos catalogação de registros e índices especializados etc.

De Preservação são metadados utilizado para preservação de recursos de informação. Cita como exemplo documentação das condições físicas dos recursos etc.

Técnico são metadados utilizado para conhecer as funções de um sistema ou o comportamento dos metadados. Sita como exemplos hardware e software, dados de segurança, documentação etc.

De uso são metadados relativo ao nível e tipo de uso de um recurso de informação. Cita como exemplos registros de exibição, sumário de re-uso e de versões etc.

Para Gestão de Conteúdo todos esses tipos de metadados podem ser utilizados, vai depender muito de qual grau de detalhe o gestor vai adotar.

O tipo Administrativo poderá ser utilizado para armazenar, por exemplo, a forma de aquisição do conteúdo, o site UOL faz parcerias com outros sites e revistas para disponibilizar o conteúdo dos mesmos e os dados dessas parcerias podem ser colocadas nesse tipo de metadados.

O tipo Descritivo poderá armazenar uma versão simplificada do contexto do conteúdo, segundo Lourenço (2007) ele pode ser utilizado ainda para tratamento dos recursos informacionais, usando conjunto de técnicas de catalogação, classificação e indexação da Ciência da Informação.

O tipo de Preservação pode ser utilizado para armazenar a fonte do conteúdo como autor, site, revista e outros.

O tipo Técnico pode ser utilizado para armazenar hardware e software necessário para visualização do conteúdo, por exemplo, se o conteúdo for um arquivo no formato “pdf” ou “doc”.

Já o tipo de Uso pode ser utilizado para armazenar o perfil dos usuários que pode acessar o conteúdo.

Como dito anteriormente, a utilização dos tipos de metadados vai de acordo com a necessidade do projeto, sendo que o mais utilizado é o descritivo que normalmente são colocados às características do conteúdo armazenado como a classificação do mesmo, por exemplo.

Fontes:
ALCANTRA, Alexandre de. Metadados - Conceitos e uso expandidos. Disponível em: http://datamodelling.com.br/site/upload/conceitos/Metadados%20-%20Conceito%20e%20Uso%20Expandidos.pdf. Acesso em 01 mar 2007.
BOIKO, Bob. Content Management Bible, 2nd Edition. Indianapolis: Wiley Publishing, 2005.
Lourenço, Cíntia A. METADADOS: o grande desafio na organização da web. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/viewFile/466/625. Acesso em 23 ago 2007.

Nenhum comentário: