terça-feira, 13 de abril de 2010

Gestão de Conteúdo

Avellar & Duarte (2007) define Gestão de Conteúdo como sendo:

“O conjunto de processos e tecnologias, escolhidos a partir dos objetivos estratégicos, que visam à publicação e ao compartilhamento de conteúdo por diferentes usuários de uma comunidade. Inclui a produção, a publicação e a manutenção descentralizada de conteúdo, em que os conteudistas disponibilizam informações ao público (consumidores, parceiros, funcionários e clientes), em tempo real. Abrange o ciclo de vida completo das informações desde a criação, o fluxo de trabalho e o controle de versões, até a sua publicação.”


Segundo Forrester Research e o Gartner Group, citado por Giuntini (2002), gestão de conteúdo é definida como “conjunto de processos e ferramentas de suporte à colaboração de publicadores, administradores e gerentes de negócio, designados a gerenciar a produção on-line e distribuir informação para um público definido, através de variadas mídias e interfaces”.

A Gestão de Conteúdo tem como intuito auxiliar as empresas nos seus objetivos estratégicos através do compartilhamento do conteúdo vindo dos mais diferentes colaboradores e fontes. Ela procura através disso facilitar e auxiliar o fluxo da comunicação entre a empresa e seus funcionários e a comunicação entre os próprios funcionários. A Gestão de Conteúdo não é só administrar do conteúdo das empresas, ela procura também mostrar para as empresas quais conteúdos são realmente necessários para auxiliar nos processos.

”A gestão de conteúdo realizada de forma planejada potencializa a eficiência das empresas, aumentando o controle e gerenciamento da operação, diminuindo custos, melhorando a satisfação dos clientes e reduzindo o ciclo para a realização de processos” (Giuntini, 2002).

A Gestão de Conteúdo pode ser feita de forma mais fácil devido a tecnologia existente, os CMS, ou Content Management System. Mas mesmo com esse facilitador é preciso primeiramente identificar e definir quais são os conteúdos que a empresa precisa para auxiliar nos processos e objetivos da mesma, conforme Giuntini (2002) “é necessário que, além de uma boa estrutura tecnológica, sejam bem definidos os objetivos e as metas que deverão ser atingidos para administrar o conteúdo”.

Para auxiliar nessas definições é importante que a empresa tenha bem definido os seus objetivos ou sua visão, que segundo o site Avatare “é como a organização quer estar em alguns anos, o que quer e o que prevê a longo prazo”. Com os objetivos bem definidos é mais fácil definir uma estratégia, que é como chegar até o objetivo desejado, e a Gestão de Conteúdo pode auxiliar nesse processo visando um melhor posicionamento da empresa no mercado.

Fontes:
AVELLAR E DUARTE. Gerenciamento do conteúdo. Disponível em: http://www.avellareduarte.com.br/projeto/desenvolvimento/desenvolvimento3/desenvolvimento3.htm. Acesso em 22 jun 2007.
GIUNTINI, Marcos. Por que é importante investir em gestão de conteúdo?. Disponível em http://www.avantare.com.br/artigo_011.htm. Acesso em 12 abr. 2007.

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