quinta-feira, 18 de junho de 2009

Características do Conteúdo - 2º Parte - Responsável pelo Conteúdo

O conteúdo não se cria, não se atualiza, não se disponibiliza, não se arquiva e nem se elimina. Para que essas ações ocorram são necessários pessoas ou sistemas que façam isso por ele. Para todo conteúdo deve haver no mínimo um responsável seja ele uma pessoa ou um sistema. Esse gestor será responsável por passar o conteúdo para cada estágio do seu ciclo de vida. O responsável muitas vezes não é a pessoa quem criou o conteúdo, mas é a pessoa quem define quando os estágios devem acontecer.

Pode ocorre também que em cada fase do ciclo de vida tenha um gestor diferente. Um exemplo dessa situação é imaginar um site de notícias. Nele pode existir o repórter quem cria o conteúdo, o editor quem faz a atualização e publica o conteúdo e um sistema que se encarrega de arquivar e eliminar esse conteúdo. O importante é que em cada fase exista pelo menos um responsável.

Uma discussão que envolve esse é assunto e que é tratado por Robertson (2002) é da centralização ou não do gerenciamento de conteúdo, ou seja, colocar poucas pessoas para gerenciar todo o conteúdo ou muitas pessoas responsáveis pelos seus conteúdos.

Segundo Robertson (2002) não existe um modelo certo ou errado para centralizar ou não a gestão de conteúdo, o que existem são vantagens e desvantagens em cada uma das situações e as empresas devem estudar cada uma das opções e definir qual se ajustar mais a sua situação.

Um fórum pode ser um exemplo de gestão de conteúdo descentralizado. Nele cada assunto ou tópico pode ser gerenciado pelo seu criador, isso dá autonomia para que cada criador aplique suas próprias políticas, como pessoas que podem acessar e escrever, tipo de conteúdo aceito e gerenciamento das mensagens escritas.

Já um portal normalmente segue o modelo de gestão centralizada. Normalmente existe um redator que cria o conteúdo só que antes de ser publicado tem que passar pela autorização de um editor que verifica se o conteúdo pode ser publicado ou não. Esse editor passa a ser o gestor desse conteúdo, pois é ele quem define as políticas desse conteúdo nessa determinada fase.

Fontes:
ROBERTSON, James. So, what is a content management system?. Disponível em: http://www.steptwo.com.au/papers/kmc_what/index.html. Acesso em 03 abril 2007.

Nenhum comentário: