quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Entendendo Conteúdo - 2º Parte - Informação

Veremos nessa segunda parte quais são as características da informação.

Informação

O conceito segundo diverso autores, como Leles (2007) e Souza (2007), é que informação são dados organizados de modo significativo que levam a compreensão do receptor. Para isso ocorrer de forma efetiva é necessário um transmissor, um canal e um receptor. O transmissor pode ser um livro, um site, uma música, uma pessoa, entre outros.

Fonseca e Fidalgo (2007) afirma que informação é “significado associado ou deduzido de um conjunto de dados e de associações entre eles” e ainda que informação pode ser “dado com um significado visível, ou seja, que tenha uma estrutura ou que possa ser expresso através de uma linguagem”. Segundo eles a informação é criada a partir de dados, mas que para isso acontecer o dado recebe um “forte conteúdo semântico”, ou seja, o dado se torna informação a partir do momento que ele passa a transmitir uma mensagem.

Segundo Lapa (2004), “inicialmente a informação pode ser tratada como o dado trabalhado, útil, tratado, com valor significativo atribuído ou agregado a ele e com um sentido natural e lógico para quem usa a informação”, ou seja, não basta apenas que a informação ser transmitida, o receptor tem que compreender o que foi transmitido.

Laje (1999) afirma que a informação pode ser transportada, armazenada e traduzida. O transporte e armazenamento seguem os mesmos conceitos das características de dado de Fonseca e Fidalgo (2007). Onde o transporte é a forma como a informação é estruturada e armazenamento é forma como a informação é registrada. Já informação pode ser traduzida, ou seja, uma informação pode ser passar de uma forma como foi registrada para outra forma como, por exemplo, descrever uma fotografia em forma de texto.

Fontes:
FONSECA, Fernando & FIDALGO, Robson. Gerenciamento de Dados e Informação. Disponível em: http://www.cin.ufpe.br/~if685/Introducao_arquivos/frame.htm. Acesso em 22 junho 2007.
LAPA, Eduardo. Gestão do Conteúdo como apóio à Gestão do Conhecimento. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.
LAJE, Nilson. Conceito de Informação. Disponível em: www.jornalismo.ufsc.br/bancodedados/Tinfolamina1.doc. Acesso em 06 set. 2007.
LELES, Andrea D. de. Sistemas de Informação. Disponível em: http://www.sypnet.com.br/content/view/25/2/. Acesso em 22 junho 2007.

Nenhum comentário: