quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Entendendo Conteúdo - 3º Parte - Conteúdo

Veremos nessa terceira e última parte quais são a definição de conteúdo. Para nos próximos posts aprofundar nas características do Conteúdo.

Conteúdo

Segundo Lapa (2004) conteúdo “dentro de uma organização pode ser um relatório gerencial, um guia de serviços da empresa, uma relação de produtos, uma planta feita por arquitetos ou engenheiros, um laudo feito por um especialista, uma planilha com dados financeiros, um currículo de um colaborador, enfim, todo e qualquer material que se queira disponibilizar em algum sistema de informação ou site na intranet, internet ou extranet".

O site Avellar & Duarte (2007) define conteúdo como sendo um “conjunto de informações articuladas para veiculação em um ou mais formatos de acordo com objetivos de comunicação definidos. Pode estar sujeito à proteção de direitos de autoria intelectual” e eles citam ainda o conceito genérico dado pelo site Content Management onde eles afirmam:

“Conteúdo é, basicamente, qualquer tipo ou unidade de informação digital. Pode ser texto, imagem, gráfico, vídeo, som documento, gravações, etc. - ou, em outras palavras, qualquer coisa passível de gerenciamento em formato eletrônico.”

Conteúdo é visto principalmente como informação digital, ou seja, qualquer informação que esteja em formato eletrônico. Esses conteúdos podem ser disponibilizados nos mais diversos canais de comunicação como em sites, portais, intranets, compartilhadores de arquivos e outros. E o mais importante, são passíveis de ser gerenciado.

O conteúdo possui todas as características do conceito de informação. Segundo Boiko (2005) “conteúdo é informação posta ao uso”. Boiko (2005) afirma que:

“A informação crua torna-se satisfeita quando é dado um formulário utilizável pretendido para um ou mais finalidade. Cada vez mais, o valor do conteúdo é baseado na combinação de seu formulário preliminar utilizável, junto com sua aplicação, acessibilidade, uso, utilidade, identificação de tipo, e exclusividade”.

Ainda segundo Boiko (2005, pág. 47) conteúdo é uma informação que foi organizada acerca de um propósito específico para um uso específico, ou seja, não basta apenas criar o conteúdo, ele deve ser criado e utilizado de forma a auxiliar ou agregar algo para algum receptor.

Boiko (2005) afirma que conteúdo é a soma de informação e dados. Os dados são utilizados para fornecer uma versão simplificada do contexto e idéia acerca da informação, são os chamados metadados.

Fontes:
BOIKO, Bob. Content Management Bible, 2nd Edition. Indianapolis: Wiley Publishing, 2005.
LAPA, Eduardo. Gestão do Conteúdo como apóio à Gestão do Conhecimento. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.

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